quarta-feira, fevereiro 15, 2006

'Cuba. Established 1959.'




Três momentos que seguiram o seu caminho, "preto no branco", para o Festival Black&White, a par de muitos outros. Resta agora o juízo de selecção do júri.
Retratos de um quotidiano. É estranha a passividade destas gentes de Cuba. Conduzidas por um gigante, há, em cada um, um gigante adormecido de proporções que não se faz revelar num olhar superficial. É preciso olhar, ver, ver bem fundo.

A selecção das fotografias, essa, foi uma tarefa desgastante. Para o João, a actividade mostrou-se esgotante, e teve de desistir ao fim de três tentativas de corrigir a identificação dos envelopes onde colocou as fotografias. Porém, este esforço herculeano foi, sem dúvida, a raíz da recompensa. Photos of wonder. Não são, apenas, 'Contornos do tempo'; são também contornos e formas de quem vê o que fotografa. Acredito veementemente que cada vez que o João carrega para disparar, há uma mão que sai da lente, de bem dentro da objectiva, agarra o envolvente, e fecha-se levando consigo muito mais do que lá estava. Obrigado, João, por todas as fotos, e por tudo o que aprendi.

Claro é, que ninguém é perfeito. E, por isso, o João não consegue preencher envelopes :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhe, vocemessê desculpe, sou apenas um observador anónimo, mas não acha que as fotos estão um bocadinho escuras?