sábado, março 25, 2006

O silêncio dos inocentes

A Chanel. Vilar do Paraíso, 2000

Sabemos, portanto, que o silêncio é dos inocentes. É-nos apresentado o silêncio como um valor ou posse, é-nos apresentado -
"olá, como está?"
- como um bem inestimável e fonte de segurança quando o silêncio é, ele próprio, em dias de tristeza, seio de insegurança e paz.
Mas devias saber [tu] que não sei [eu] quanto de silêncio tenho em mim.
Devias saber [tu] que quanto mais silêncio dou [eu] mais silêncio cresce em mim. Porque o silêncio não é nada mas por vezes tudo envolve.
E há momentos em que devias [tu] saber ler em mim [eu] que o silêncio é felicidade. E, noutros, é o oposto da felicidade, o que quer que isso seja. Seria a tristeza, acima dizia, mas corrijo agora e chamo-lhe o oposto da felicidade, o oposto do que não quero que seja o meu tempo de vida aqui, e pergunto-me sempre onde estás tu e porque te perdi, porque sem ti só vejo silêncio, porque tento dissociar-te dele, porque tento, assim, ver o silêncio como uma página em branco, em fundo branco,
um vazio,
repleto, repleto,
- "bem, muito obrigado".

3 comentários:

miosotiis disse...

então o que estás a dizer que o silêncio é sempre "pesado"?

que não transporta com ele mil e um segredos? e palavras...quantas palavras...

bom..se calhar o meu silêncio é diferente do teu...deve ser isso!

sim..há uma paleta de silêncios: vários tons que podes escolher e usar no sítio certo!

apaguei os silêncios-escuros!!


...por isso o meu silêncio


é

le-

-ve...

:]

*

gpm disse...

O que quis dizer diz apenas respeito à segunda parte: há vários tons de silêncio. Uma gama muito ampla, que depende de muitas variáveis. Numa só palavra:

Silêncio.

FLor disse...

[eu] adorei.
mesmo. é o post que [eu] mais gosto. a meio perdi-me [eu] porque tava toda feiz atenta a este pormenor dos [eus] =P ms ponto..rita concentra-te e tal... adoro akela coisinha do "olá como está? bem, muito obrigado" tem muito meu..sei la..gosto.
o que eu acho em relação ao silencio... é que se uma pessoa está em silencio, precisa de ser avaliada pela expressao. pelos olhos. muitas vezes estouem silencio porque estou muito feliz, outras "o contrario" que realmente nem sei bem o que é... mas o silêncio...hmmm não..nao o acho leve. nunca. ou raramente. é algo com por vezes (quase sempre) muito mais conotação e significado que palavras.
credo... grande comentário..será que me deveria ter limitado ao silencio? hm...nao. silêncio pesa mas nao é (quase) nada sem a expressao...